Uma vez ou outra, alguns estudantes ou integrantes de
grupos de teatro pedem em sites e portais para atores, indicações ou sugestões
de leitura sobre artes cênicas.
Principalmente conteúdo relacionado a teatro e métodos de atuação. Segue
abaixo uma relação de livros. Uma contribuição e sugestão neste espaço. Obras
essenciais que tratam de temas como história do teatro, os sistemas ou técnicas
de representação para atores. História e formação do intérprete. O significado
social do trabalho do ator no mundo contemporâneo. E escolas de interpretação
que tem influenciado e inspirado o meu trabalho como atriz, e acredito que
também o trabalho cênico de atores em grupos de teatro e nos palcos
profissionais.
TEATRO
Técnica da Representação Teatral. Stella Adler. Rio de
Janeiro. Ed. Civilização Brasileira. 2002.
Stella Adler. Sobre
Ibsen, strindberg, chekhov. Stella Adler. São Paulo. Ed. Bertrand
Brasil. 2002.
Em busca de um teatro pobre. Jerzy Grotowski. Rio de
Janeiro. Civilização Brasileira. 1992.
Para o Ator. Michael Chekhov. São Paulo. Martins Fontes. 1986.
Ator e Método. Eugênio Kusnet. Introdução de Fernando Peixoto. Rio de
Janeiro. MEC/SNT. 1975.
Teatro. Uma Síntese em atos e cenas. Coleção Universidade
Livre. Olga Reverbel. Porto Alegre. L& PM Editora.1987.
Teatro Grego: tragédia e comédia. Junito de Souza Brandão.
8ª. Edição. Petrópolis. Rio de Janeiro. Editora Vozes. 1985.
A Tragédia. Estrutura & História. Série Fundamentos.
Lygia Militz da Costa e Maria Luiza Ritzel Remédios. São Paulo. Editora Ática.
1988.
Manual do Ator. Constantin STANISLAVSKI. São Paulo. Martins
Fontes. 1989.
El Método Del Actor’s Studio. Robert Hethmon. Caracas.
Fundamentos. 1972.
O ator compositor. Matteo Bonfitto. São Paulo. Perspectiva. 2002.
Teatro espanhol do século de ouro. Org. Jacó Guinsburg.
Trad. Newton Cunha. Ed. Perspectiva. São Paulo. 2012.
Sobre o trabalho do ator. Fernandes Meiches. Sao Paulo. Ed.
Perspectiva. 1988.
História e formação do ator. Ênio Carvalho. São Paulo. Ed.
Ática. 1989.
História Concisa do Teatro Brasileiro: 1570 - 1908. Décio
de Almeida Prado. São Paulo. EDUSP. 2003.
O Ator no Século XX. Odete Aslam. São Paulo. Ed.
Perspectiva. 2002.
Diccionario Del Teatro: Dramaturgia, Estética, Semiologia.
Patrice Pavis. Espanha. Ediciones Paidós. 1990.
Jogos teatrais. Ingrid Dormien Koudela. São Paulo. Ed.
Perspectiva. 2002.
Dramaturgia - Construção do personagem. Renata Pallottini.
São Paulo. Ática, 1989.
Introdução à dramaturgia. Renata Pallottini. Série
Princípios. São Paulo. Ática, 1988.
ARTAUD. Martin Esslin. Trad. James Amado. São Paulo. Ed.
CULTRIX. 1976.
Mestres do teatro I. Jonh GASSNER. São Paulo. Ed.
Perspectiva. 1991
Mestres do teatro II. Jonh GASSNER. São Paulo. Ed.
Perspectiva. 1992.
História mundial do teatro.
Margot Berthold. São Paulo. Ed.Perspectiva. 2001.
Stanislávski, Meirhold e Cia. J. Guinsburg. São Paulo. Ed. Perspectiva. 2001.
A linguagem da encenação teatral. Jean Jacques Roubine. Rio
de Janeiro. Zahar. 1998.
O Teatro e seu espaço. Peter Brook. Petrópolis. Ed. Vozes, 1970.
Semiologia do Teatro. Jacó Guinsburg & Teixeira Coelho.
São Paulo. Perspectiva, 1988.
Eu vivi o TBC. Nydia Licia. Coleção Aplauso Teatro Brasil.
São Paulo. Imprensa Oficial. 2007.
AULEUM – A Quarta Parede. José de Anchieta. São Paulo. Ed.
A. Brooks. 2002.
HIEROFANIA – o teatro segundo Antunes Filho. Sebastião
Milaré. São Paulo. SESC. 2010.
A personagem dramática. Rubem Rocha Filho. Rio de Janeiro. INACEN, 1986.
Dicionário de teatro. Luiz Paulo Vaconcellos. Porto
Alegre. L & PM Editores. 1987.
Antunes Filho e a dimensão utópica. Sebastião Milaré.
Coleção Estudos. São Paulo. Ed. Perspectiva. 1994.
Introdução à análise do teatro. Jean-Pierre Ryngaert.
Tradução de Paulo Neves. São Paulo. Martins Fontes. 1996.
O teatro e sua realidade. Bernard Dort. Trad. Fernando
Peixoto. São Paulo. Ed. Perspectiva. 1977.
O psicodrama. J. L. Moreno. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo.
Ed. Cultrix. 1990.
Por que arte educação? João Francisco Junior. São Paulo.
Papirus. 1991.
Personagem de ficção. Antonio Cândido. São Paulo.
Perspectiva. 1972.
Duas farsas, O embrião do teatro de Moliére. Célia Berretini. São Paulo. Ed. Perspectiva.
1979.
A preparação do ator. Konstantin Stanislavski. Prefácio de Martim Gonçalves. Trad. de
Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira. 1968.
A construção da personagem. Konstantin Stanislavski.
Prefácio de Joshua Logan. Trad. de Pontes de Paula Lima. Rio de Janeiro. Ed.
Civilização Brasileira 1970.
A criação de um papel. Konstantin Stanislavski. Prefácio de Robert Lewis. Trad. de Pontes de
Paula Lima. Rio de Janeiro. Ed. Civilização Brasileira. 1972.
Confissões de um
ator. Laurence Olivier. Trad.
Áurea Brito Weissemberg. Rio de
Janeiro. Ed. Francisco Alves. 1985.
O figurino teatral e as renovações do século xx. Fausto
Feana. São Paulo. Estação das Letras e Cores. 2010.
Tudo sobre Shakespeare. Laurie Rozakis. São Paulo. Ed Manole.
2001.
Guia Brasileiro de
Produção Cultural 2010 - 2011. Cristiane Oliviere e Edson Natale. São Paulo.
SESC. 2010
REVISTAS
ESPECIAL BRAVO. Para
Entender o teatro Brasileiro. São Paulo. Editora Abril. 2010.
Coleção Biblioteca entre livros. Textos fundamentais para
ler e guardar. Duetto Editorial, São Paulo. Teatro Essencial - Ed. Especial n.
09. Willian Shakespeare - Ed. Entre Clássicos n.02
BERTHOLT BRECHT
Dramaturgia - Construção do personagem. Cap. “O personagem
segundo Brecht”. Renata Pallottini. São Paulo. Ática, 1989.
Brecht: um jogo de Aprendizagem. Ingrid D. Koudela. São
Paulo. Ed. Perspectiva. 1991
O Teatro Épico. Anatol Rosenfeld. São Paulo. Ed.
Perspectiva. 2002.
Brecht no Brasil, experiência e influência. Wolfgang Bader
(org.). São Paulo. Ed. Paz e Terra. 1987.
O texto no teatro.
Sábato Magaldi. São Paulo. Ed. Perspectiva/EDUSP. 1989.
Escritos sobre teatro. Bertholt Brecht. Buenos Aires. Visión. 1967.
Brecht: dos males o menor. Martin Esslin. Trad. Bárbara
Eliodora. Rio de Janeiro. Ed. Zahar. 1979.
Brecht: uma introdução ao teatro dialético. Fernando
Peixoto. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra. 1981.
Teatro Dialético. Bertholt Brecht. Seleção e introdução de Luiz Carlos Maciel. Rio de
Janeiro. Ed. Civilização Brasileira. 1967.
CINEMA
Direção de Atores. Carlos Gerbase. Porto Alegre. Artes e
Ofício. 2003.
Manual de Roteiro. Syd Field. Rio de Janeiro. Ed. Objetiva.
1995.
Fazendo Filmes. Sidney Lumet. Rio de Janeiro. Ed. Rocco.
1998.
O Cinema e a Produção. Chris Rodrigues. Rio de
Janeiro. Lamparina. 2007.
Manual de Roteiro – ou Manuel, o primo pobre dos manuais de
cinema e TV. São Paulo. Conrad editora do Brasil. 2004.
GRIFFITH. O nascimento de um cinema. Ismail Xavier. Coleção
Encanto Radical. São Paulo. Editora Brasiliense. 1984.
Robert Bresson. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo. Ed.
Iluminuras. 2005.
Jonh Cassavetes.Thierry Jousse. Trad. Newton Goldman e Tati Moraes. Rio de
Janeiro. Editora Nova Fronteira. 1992.
Esculpir o tempo. Andrei Tarkovski. São Paulo. Ed. Martins
Fontes. 1998.
Vivendo de Cinema. Tony de Souza. São Paulo. Ed. LCTE.
2009.
Figuras Traçadas na Luz. A encenação no cinema. David
Bordwell.
São Paulo. Ed. Papirus. 2008.
Criação de Curta Metragem em Video Digital. Alex Moletta.
São Paulo. Ed. Summus. 2009.
Razão e Sensibilidade. Roteiro e Diário. Emma Thompson. Das
Páginas do Romance de Jane Austen para as telas do cinema. Trad. Aulyde S.
Rodrigues e Alyda Christina Sauer. Rio de Janeiro. Editora Rocco. 1996.
Roteiros da Coleção Aplauso. Série Cinema Brasil.
Viva Voz. Márcio Alemão.
Jogo Subterrâneo. Jorge Duran e Roberto Gervitz.
Batismo de Sangue. Dani Patarra e Helvécio Ratton.
Cabra Cega. Di Moretti.
O Céu de Suely. Karim Ainouz, Felipe Bragança, Maurício
Zacharias.
A Dona da História. João Falcão, João Carneiro, Daniel
Filho.
Estômago. Lusa Silvestre, Marcos Jorge, Claúdia da
Natividade.
Feliz Natal. Selton Mello, Marcelo Vindicatto.
Não por Acaso. Philipe Barcinsk e Fabiana Werneck Barcinski.
O Signo da Cidade. Bruna Lombardi.
Zuzu Angel. Marcos Bernstein e Sérgio Rezende.
Bens Confiscados.
Daniel Chaia e Carlos Reichenbach.
A Cartomante. Wagner de Assis.
DANÇA
PINA BAUSH e o WUPPERTAL DANÇA TEATRO - Repetição e
Transformação.Ciane Fernadez. São Paulo. Hucitec. 2000.
DOMÍNIO DO MOVIMENTO. Rudolf. Laban. SP. Summus. 1971.
A DANÇA. Klauss Vianna. São Paulo. Editora Siciliano. 1990.
Dança Flamenca Expressividade e cotidiano. Tânia Ferreira.
São Paulo. Editora Mackenzie. 2007.
Rodrigo Pederneiras e o Grupo Corpo - Dança Universal.
Sérgio Rodrigo Reis. Coleção Aplauso Série Dança. São Paulo. Imprensa Oficial.
2010.
Outros Temas:
Dicionário de Comunicação. 2ª. Nova Edição Revista e Atualizada.
Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarâes Barbosa. Rio de Janeiro. Ed.
Elsevier. 2001.
Elementos de Análise do Discurso. José Luiz Fiorin. 7ª.
Edição. São Paulo. Ed. Contexto. 1999.
Educação e Luta de Classes. Coleção Educação Contemporânea.
Aníbal Ponce. 7ª. Edição. São Paulo.
Editora Cortez. 1988
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