CIA COLETIVO 7: AINDA SOBRE TEATRO: PAIXÃO VOCAÇÃO DISCIPLINA

CIA COLETIVO 7: AINDA SOBRE TEATRO: PAIXÃO VOCAÇÃO DISCIPLINA: Conferências sobre o Teatro O teatro foi sempre a minha vocação. Dei ao teatro muitas horas da minha vida. Tenho um conceito de ...



“Neste momento dramático do mundo o artista deve chorar e rir com o seu povo. É preciso deixar de lado o ramo das açucenas e enfiar-se na lama até a cintura para ajudar aos que procuram as açucenas. Particularmente, eu tenho uma ânsia verdadeira de me comunicar com os outros.Por isso bati às portas do teatro e ao teatro consagro toda minha vida”.

“As vezes quando vejo o que se passa no mundo, me pergunto:

- Para que escrevo?

Mas há que trabalhar, trabalhar. Trabalhar e ajudar ao que merece. Trabalhar ainda que, às vezes, pense que realiza um esforço inútil.Trabalhar como uma forma de protesto. Porque meu impulso seria gritar todos os dias ao despertar em um mundo cheio de injustiças e misérias de toda ordem:

- Protesto! Protesto !

Neste mundo eu sou e sempre serei partidário dos pobres. Eu sempre serei partidário dos que não tem nada e até a tranquilidade do nada se lhes nega. 

Nós - me refiro aos homens de significação intelectual e educados no ambiente médio das classes que podemos chamar de acomodadas – estamos chamados ao sacrifício, aceitemo-lo”.




Federico Garcia Lorca

(Junho de 1936)


Comentários