Acredito que todo processo de preparação de um personagem, seja em que técnica ou método de atuação for, começa na leitura textual. Não importa se é uma peça de teatro, um roteiro de cinema ou TV, um texto improvisado ou apenas uma idéia criada a partir de uma imagem. O ator, a atriz tem de partir de um texto. Descobrir o personagem no universo fictício da escrita.Qual é a proposta do texto? Do diretor? Que elementos humanos o texto apresenta ou sugere? E como criar fisica e psicologicamente o elo entre estes três aspectos artísticos, para materializar um ser em cena.
Desde 2003,
quando decidi me profissionalizar e comecei a frequentar a escola de teatro, o
livro de autoria de Stella Adler “Técnica da representação teatral” tem sido um
companheiro constante e obrigatório onde quer que eu vá ou esteja. Graças aos
ensinamentos e orientações valiosas da atriz e professora Stella Adler sobre a
“arte da representação” acredito que estou aprendendo a "pensar com
sensibilidade, a me conduzir e direcionar a energia necessária ao personagem
sem excessos e exageros". O que me agrada e me seduz na leitura deste
livro, é que não consigo vê-lo como um guia ou manual sobre interpretação. É
porque esta grande atriz apaixonada pelo seu ofício e arte, não dá receitas.
Não fornece fórmulas mágicas sobre
atuação. Não ensina um repertório
de truques. Ao contrário, como uma atriz
experiente e estudiosa do “sistema de Stanislavski”, a professora Adler apenas
compartilha em seu livro lições, orientações e conselhos preciosos sobre atuação.
São ensinamentos que facilitam ao ator e a atriz perceber onde estão os
problemas técnicos e humanos na
interpretação e os compreendendo,
conseguirem atuar de maneira orgânica com paixão e veracidade.
Adoro os
exercícios físicos e sensoriais que sugere aos atores experimentar. São
"exercícios orgânicos" que funcionam como canais para despertar
reações espontâneas em circunstâncias exteriores e interiores. Ela fala da
importância de se partir do texto, da leitura inicial que deve ser feita pelo ator,
e como fazê-la para se construir um personagem com vida e credibilidade.Ela
ressalta e insiste que o personagem elaborado pelo ator, para ser consistente e
ter profundidade humana, deve ter como referência para sua construção, "o
estudo e a compreensão da mentalidade e do contexto social e época no qual o
personagem está inserido". Por meio
deste seu livro “escrito e inspirado nos ensinamentos do mestre russo”, temas
na trilogia de Stanislavski (a preparação do ator, a construção da personagem,
a criação de um papel) que eu não tinha conseguido compreender anteriormente,
hoje, se tornaram claros e acessíveis
para mim.
Ela mostra
que "atuar exige não só preparo corporal e intelectual, mas muita
disciplina, empenho, motivação, estudo, cultura e curiosidade" para que o
artista alcance “maturidade” em seu trabalho. Só assim desenvolverá sua arte.
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